25 de novembro de 2008

Eu sei que sou uma mãe chata, uma mãe bastante nervosa e uma mãe demasiado ansiosa! Também sei que deve ser cansativo e que não há paciência que aguente aturar o dia todo mães como eu. Mas, mais que tudo, sou uma MÃE, uma mãe aflita que se preocupa com o seu filho.
Tudo o que eu peço é apenas um pouco de paciência para esclarecer as minhas dúvidas e para explicar a gravidade da situação do meu filho. É legítimo da minha parte esperar que um dia mais tarde o meu filho possa ter uma vida normal ou é simplesmente delírio? A forma como falam é indicativo de que realmente a coisa é muito grave e eu ando a leste do paraíso, ou é apenas uma forma de falar e o delírio é afinal eu estar a interpretar dessa forma?
Eu sei que a infecção foi muito grave, que se esperam sequelas, mas também que o meu filhote é um lutador e que cada dia que passa está cada vez melhor. Aliás, estou como a minha mãe: "Olha-se para ele e vê-se logo que ele está óptimo". Porque está mesmo!

Ontem bateu palmas pela primeira vez! Sim, sim, já sei: “Só agora? O meu já bate palmas desde que nasceu”, mas para os papás foi como se ele tivesse feito um triplo mortal, aliás bem melhor, porque afinal qual é o interesse de fazer um triplo mortal?

18 de novembro de 2008

Coração sobressaltado

Não consigo deixar de ter o coração apertado.
Acordo a meio da noite ansiosa por saber se o António está bem, a estranhar o facto de ele não ter acordado (como se o normal não fosse mesmo ele dormir a noite toda…) e tenho que fazer um esforço enorme para voltar a adormecer antes de ir confirmar se o António está mesmo bem.
Acho que a palavra certa para descrever o estado do meu coração é sobressaltado. Em sobressalto, como quando estamos apaixonados e estamos sempre a pensar no que estará ele a fazer, se a nossa paixão é correspondida ou não, se é desta que vamos acertar porque o nosso coração também se cansa de estar sempre em sobressalto para nada! Mas mesmo que seja para nada, é sempre tão bom estar apaixonado.
Neste caso, é mesmo para nada, é só para me cansar e despender forças com coisas inúteis, mas quem é que explica isso ao meu coração sobressaltado de mãe?

14 de novembro de 2008

1º Aniversário

O António faz hoje 1 ano. É o seu primeiro aniversário e ao contrário daquilo que pensávamos não passou no hospital. E até teve o cuidado de dar uma prendinha aos papás: dormiu a noite toda sem acordar, tal e qual como era antes.
Antes? Antes do quê? Antes de ficar doente, antes do céu se abater sobre as nossas cabeças...
O céu não se abateu sobre as nossas cabeças, foram apenas umas nuvensinhas, e muitas mais virão certamente! E o António cá estará valente como sempre.
É o meu herói este meu menino!

10 de novembro de 2008

Papá

O António está cada vez melhor e imparável. O papá ontem à tarde viu-se aflito com tanta energia! Já se sabe como é, sem as mães ficam sem saber o que fazer, os pais claro!
Na quinta feira já tinha começado a trautear os seus sons preferidos, o nana, tata, e outros que tais. Eu fiquei toda babada pois a única coisa que ele nunca deixou de dizer foi só mesmo mamã (há prioridades, não é?). Mas no sábado começou a dizer papa que nunca tinha dito. Isso é que foi ver o papá inchar.
A fisioterapeuta já diz que ele nem precisa de fisioterapia que já está quase bom (isso queria eu), mas infelizmente segundo o exame que ele fez na 6ª os neurónios ainda andam um bocadinho aos saltos lá dentro da cabecinha dele.
Já estou como as avós, nah isso não quer dizer nada! Ele está óptimo! Olha-se para ele e vê-se logo!

8 de novembro de 2008

Sempre que estejas
a ter um dia terrível,
partilha os teus
sentimentos com alguém.
De facto, um peso
que é partilhado
torna-se sempre muito
mais fácil de transportar.

in "Sorrir para a vida", de Linda Allison-Lewis

6 de novembro de 2008

O meu menino está imparável, de dia para dia está cada vez mais bem disposto, mais ele.
Ontem a neurologista esteve a vê-lo e parece que o achou melhor do que esperava (foi ela que analisou o dito EEG do qual os médicos nunca falaram), tem uma série de coisas com nomes esquisitos, mas depois de muito bem traduzido pela médica que o acompanha agora e que também é muito querida, tem menos força do lado direito, consequência do facto do lado mais afectado do cérebro pela infecção ter sido o lado esquerdo e vai começar, espero que hoje, terapia ocupacional para recuperar.
E a melhor noticia foi que TALVEZ e se tudo correr bem para a semana já poderemos estar em CASA! Os três juntinhos de novo...

O meu dia de anos foi bom até quase feliz, fiquei muito comovida e feliz com uma série de gestos, de carinhos que fui recebendo ao longo do dia, que me surpreenderam e que quase diria dos quais não me sinto merecedora. E é bom saber que temos tanta gente à nossa volta que gosta de nós e se preocupa. Obrigada.

O regresso a casa foi antecipado e já estamos em casa desde quinta à noite!

3 de novembro de 2008

Só para dizer que o António já saiu ontem da Unidade de Cuidados Intensivos e está na Medicina (internamento normal) no quarto 5 e já pode receber visitas das 14h às 19h.
Agora é sempre a bombar!
Obrigada a todas pelo vosso carinho, preocupação e amor.
É muito consolador. E às vezes é disso que este meu pobre coração mais precisa.