31 de outubro de 2008

Par de estalos

Ás vezes é mesmo disso que eu preciso.
O jantar a dois fez-me bem, fez-me perceber que existe vida para além do hospital e que não posso viver em função da doença do António. O António é muito mais que a sua meningite!

Hoje acordou com a energia toda e queria sair da cama e do quarto com todas as suas forças, que ainda não são muitas mas já são suficientes para se fazer perceber. Assim, passámos a manhã a passear pelos corredores do hospital, que não são propriamente bonitos mas depois de quase 3 semanas confinado ao mesmo espaço sempre é mais interessante.
A PCR (marcador de infecção) hoje finalmente deu 0 (zero).
A EEG não foi conclusiva (para não variar...), os médicos quando tiverem chegado a uma conclusão hão-de dizer, até lá estou proibida de fazer perguntas pelo meu marido e pela minha mãe. A ver se controlo a minha ansiedade...

E obrigada à tia Belicha pelos gorros que dão muito jeito para o António poder passear à vontade, é que o pequerrucho agora está carequinha!

29 de outubro de 2008

Ontem foi dia de dormir no hospital (eu e o Gonçalo alternamos). O dia a seguir custa sempre muito a passar e o cansaço físico reflecte-se no moral. Hoje estou muito desconsolada! Mesmo muito. O facto de ir a casa tomar banho, comer e tentar descansar deixa-me sempre num estado de ansiedade indescritível. Não consigo deixar de sentir que estou a abandonar o meu pequenote e o tempo que estou em casa a tentar descansar é sempre um tempo doloroso em que o descanso nunca chega.
Hoje foi dia de novo exame - EEG, amanhã saberemos o resultado até lá resta-me recorrer à força do Gonçalo para me ir aguentando! Não sei o que seria de mim sem o papá. Hoje fazemos 3 anos de casados e a avó Gabriela ofereceu-se para ficar com o António para os papás poderem ir jantar fora. Obrigada avós!

Hoje o António foi passear no carrinho até a uma sala ao lado muito atento a tudo o que o rodeava: aquilo é que era abrir os olhos! E teve direito a gorro e tudo a pedido da avó Teresa. A primeira vez que fez este exame foi deitado, hoje já foi sentado, já não é mau. A mamã queria que ele já tivesse ido a dar uns passinhos, mas tem que ter calma esta mamã!

28 de outubro de 2008

Pessoal da UCI

O pessoal da UCI não poderia ser mais querido, desde os médicos, aos enfermeiros passando pelas auxiliares e empregadas de limpeza. Têm sempre uma palavra amiga, um sorriso, uma festa e até mesmo um abraço quando mais precisamos.
E é comovente perceber que também partilham connosco toda esta angústia, que ficam preocupados quando o António está em baixo, que se riem e fazem-no rir quando está mais bem disposto.
Hoje a Dra. Carla dizia-me que tinha telefonado ontem à noite para o serviço de propósito para saber o resultado da ressonância do António e que ficou muito aliviada com o resultado. Ela tem o cuidado de me chamar mãe coragem só porque pressente o quanto me ressinto por me sentir tão fragilizada e ser tão choramingas.
O Gonçalo nos primeiros dias chamava-me mãe leoa por estar sempre de volta dos enfermeiros com solicitações para o António, ou porque a febre estava a subir, ou porque as maquinetas estavam a apitar, ou porque… e os enfermeiros com toda a paciência do mundo lá iam fartinhos de saber que a maquineta estava a apitar mas não era nada, só para descansar a minha ansiedade. Ontem dizia em jeito de piadinha que lá no serviço já devo ser conhecida é por mamã chata!

As grandes vitórias de hoje do António são: 5 dias sem fazer febre, quase 2 semanas sem fazer convulsões, o riso maravilhoso do quatro dentolas (2 em cima, 2 em baixo), a ressonância não mostrou alterações, talvez uma pequena melhoria na inflamação e uma bolha de ar que podia explicar a sonolência do totó que após a viagem de ambulância para fazer o dito exame passou completamente a ponto dos papás quererem ir jantar às 22h e sua excelência estar mais excitado que nunca!
Ah, e já estão a reduzir a medicação, o que é sinal de as coisas estarem a ficar mais controladas. Esperemos que assim o apetite do "bucha" diminua porque parece um "saco sem fundo"!

27 de outubro de 2008

Os altos e baixos do António

O médico depois da operação avisou-nos que o tratamento seria longo e que teríamos que ter muita paciência e calma. Eu não sou paciente, nunca fui e num momento como este a ansiedade fala mais alto do que qualquer outra coisa.
Para compensar os médicos e enfermeiros da UCI do Hospital Pediátrico fazem mais do que o seu trabalho, fazendo quantas vezes de autênticos psicólogos, amigos e companheiros. Foi assim mais uma vez, hoje quando cheguei depois de uma breve ida a casa para tomar banho e tomar o pequeno-almoço, a ansiedade de saber que o meu filhote ia fazer uma ressonância magnética estava estampada em todo o meu corpo, e assim que olhou para mim a Dra. Leonor abraçou-me e disse que o indicador de infecção tinha dado negativo pela primeira vez hoje. Foi quanto bastou para as lágrimas rebentarem em cascata e todo o meu corpo soluçar.
Hoje foi esta a grande vitória do António, a infecção está controlada. Agora só falta controlar a inflamação à volta do cérebro, do lado esquerdo. Força António!

25 de outubro de 2008

Coração de mãe

Quando iniciei este blog o objectivo não era tanto ser lido pelos outros, mas sim ser uma continuação mais "moderna" do diário que mantenho desde que sou gente. Da necessidade que sempre senti de desabafar no papel aquilo que sinto.
Hoje resolvi dar-lhe de novo uso como um desabafo doloroso. Como se ao escrever aquilo que trago no coração esse fardo ficasse um pouco mais leve. E nunca pensei sentir uma dor tão grande neste coração tão pequenino. A angústia que trago no peito dói tanto, tanto que por vezes penso não aguentar.

Escrevo também, não para fazer um relato da doença do António, mas tão só para partilhar com todos os que sofrem connosco (que sei que são muitos) as pequenas vitórias do meu filhote!
Desde que foi operado as vitórias são muitas, a maior de todas é o não fazer febre há 2 dias, depois de 15 desgastantes dias ininterruptos de febre.
Já voltou a pegar nos brinquedos, já voltou a dizer mamã e a fazer uns pequenos sorrisos. E continua lindo de morrer.

Sempre que possível prometo contar as próximas grandes vitórias do António.

2 de outubro de 2008

1 de outubro de 2008